SESSÃO ORDINÁRIA - 7792

Julgamento - Processo nº 36229/2022

Descrição do Acidente ou Fato Exposição a risco (queda de pessoa a bordo), envolvendo a plataforma "CIDADE DE VITÓRIA", das Bahamas, ocorrido na bacia do Espírito Santo, Espírito Santo, em 20 de dezembro de 2021. (CPES).
Relator Marcelo David Gonçalves
Revisor Fernando Alves Ladeiras
Procurador (PEM) Diana Soares Corteze Caldeira
Representado Qualificação Advogado(s)
Enver Salkic Tripulante (Contramestre)
  • Luis Cláudio Furtado Faria (RJ125653)
Saipem do Brasil Serviços de Petróleo LTDA Armadora
  • Luis Cláudio Furtado Faria (RJ125653)
Dispositivo

O Plenário do Tribunal Marítimo, por voto de desempate, nos termos do voto do(a) Juiz Fernando Alves Ladeiras, DECIDIU JULGAR IMPROCEDENTE A REPRESENTAÇÃO DA PEM. julgar o fato da navegação, tipificado no art. 15, alínea “e” (exposição a risco), da Lei número 2.180/54, como decorrente de caso fortuito, acolhendo a tese da Defesa conjunta, exculpando os representados do que foram acusados na Representação, no que foi acompanhado pelos Juízes Attila e Julio. Com voto divergente do Juiz Marcelo que aplicava ao 1º representado a pena de repreensão e a 2ª representada a pena de multa de 7000 (sete mil) UFIR. Custas a 2ª representada, no que foi acompanhado pelos Juízes Nelson e Sergio. Com voto de desempate do Juiz-Presidente com fulcro no art. 70, da Lei nº 2.180/54.

Acompanhado por: Juiz Attila Halan Coury e Juiz Júlio César Silva Neves.

Vencido(s):
- Marcelo David Gonçalves, acompanhado por: Juiz Nelson Cavalcante e Silva Filho e Juiz Sergio de Moura.

Ressalvas:
- Juiz Fernando Alves Ladeiras: julgar o fato da navegação, tipificado no art. 15, alínea “e” (exposição a risco), da Lei número 2.180/54, como decorrente de caso fortuito, acolhendo a tese da Defesa conjunta, exculpando os representados do que foram acusados na Representação..

Presentes na sessão: Juiz Presidente V Alte Ralph Dias da Silveira Costa, Juiz Sergio de Moura, Juiz Júlio César Silva Neves, Juiz Attila Halan Coury, Juiz Nelson Cavalcante e Silva Filho, Juiz Fernando Alves Ladeiras e Juiz Marcelo David Gonçalves.